sábado, 5 de novembro de 2011

O Ensino Monotorial/Mútuo no Brasil (1827-1857)

     O método monitorial/mútuo ou Lancasteriano surgiu no início do século XIX, neste método a responsabilidade  não cabe somente ao professor mas também ao monitor, ou seja, é dividida essa responsabilidade, a qual visa a uma democratização das funções de ensinar. Os monitores são os alunos, que são considerados os melhores da turma para de modo transmitir  para os demais alunos o conhecimento que haviam aprendido com o professor. Dentro de uma sala de aula  os alunos são divididos em varias classes, cada classe é dirigida por um monitor (principal agente do método). Antes do início da aula o monitor é instruído pelo o professor (explicação especial e indicações particulares). Assim, o professor não tem contato direto com os alunos, pois o mesmo permanece em uma mesa à frente da sala, sob um alto  estrado, e  é assistido por  monitores, em que os mais velhos e instruídos é que transmitem suas ordens e o substiuem em caso de falta. Portanto, nesse método o papel do professor é restrito.
Referência: STEPHANOU, Maria; Bastos, Maria Helena Camara(orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol II. Petrópoles: Vozes, 2005.

*Fotos de salas de aulas organizadas apartir do Método Lancasteriano ou Monitorial/Mútuo:


* ATIVIDADE :

1. A partir das imagens expostas com o conteúdo, Ensino Monitorial / Mútuo no Brasil (1827-1887). Faça um breve relato de como deve ser organizada a sala de aula apartir desse ensino.
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